29 de dez. de 2008

FEEB COMEMOROU 93 ANOS COM PALESTRA DE DIVALDO FRANCO

Os 93 anos de fundação da Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB) foram comemorados dia 25, às 10 horas, com palestra proferida pelo médium e conferencista baiano Divaldo Pereira Franco, sendo transmitida para todo planeta pela WEBTVCEI - canal 2, com mais de 1.200 acessos do Brasil e outros países. O Evento contou com a apresentação de Limiro José da Rocha Besnosik, assessor de comunicação, o coral Encontro de Luz deu o toque artístico com belas harmonias; as boas vindas esteve a cargo de Creuza Santos Lage, diretora presidente; a prece foi feita por João Neves da Rocha, presidente do conselho deliberativo; Divaldo Pereira Franco falou sobre a proficiência de Jesus e a prece final foi proferida por Marcel Cadidé Mariano, diretor de integração federativa.

A Diretoria agradece a todos que colaboraram e contribuiram para o acontecimento. Aqueles que quiserem adquirir o DVD da palestra contatem a Fundação José Petitinga - fones (71)3351-3220/3359-3323. A FEEB foi fundada em 25 de dezembro de 1915, com o nome de União Espírita Baiana, por um grupo de pioneiros, tendo à frente José Florentino de Sena, que passou à história do movimento espírita brasileiro como José Petitinga. Sociedade civil, reconhecida de Utilidade Pública estadual e federal, a instituição possui certificado de fins filantrópicos (Conselho Nacional de Assistência Social do Ministério da Previdência e Assistência Social) e é registrada no Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador.

Parabéns a FEEB pelo seu aniversário.

24 de dez. de 2008

MENSAGEM DE NATAL - CHICO XAVIER


Senhor Jesus!... Ante o Natal que nos refaz na Terra o mais formoso dia, somos gratos a todos os irmãos, que te festejam, entrelaçando as mãos nas obras do progresso. Vimos também trazer-te a nossa gratidão pela fé que acendeste em nosso coração. Mas, se posso, Jesus, desejo expor-te o meu pedido de Natal; Falando de progresso, rogo-te, se possível, guiar os homens e as mulheres, sejam de qualquer nível, para que inventem, onde estejam, novos computadores que consigam contar as crianças que vagam nos caminhos, sem apoio e sem lar, e os doentes cansados e sozinhos, presos no espaço de ninguém, para que se lhes dê todo o amparo do Bem. Auxilia, Senhor, a humana inteligência a fabricar foguetes dentro de segurança que não erra, que possam transportar remédio, alimento e socorro, onde a dor apareça atribulando a Terra. Que o mundo te receba as bênçãos naturais doando mais amor aos animais, que nunca desampare as árvores amigas, não envenene os ares, nem tisne as fontes, nem polua os mares, que o ódio seja, enfim, esquecido, de todo, que a guerra seja posta nos museus, que em todos nós impere o imenso amor de Deus. Que o teu Natal se estenda ao mundo inteiro e que, pensando em teu amor, de cada amanhecer que todos resolvamos a fazer um dia novo de Natal... E que, encontrando alguém, possamos repetir, tocados de alegria, de paz, amor e luz: Companheiro, bom dia, hoje também é dia de Jesus. (Mensagem recebida por Francisco Cândido Xavier, no Grupo Espírita da Prece, em reunião pública da noite de 25 de setembro de 1982, em Uberaba - MG)


FELIZ NATAL E UM ANO DE 2009 DE MUITA LUZ, PAZ E SAÚDE, SÃO OS DESEJOS DO CR-15 E DA FEEB.

22 de dez. de 2008

VANDILSON FAZ PALESTRA NO CRUZADA DO BEM - JACOBINA

O palestrante Vandilson Soares, a convite da União Espírita de Jacobina (UEJ), proferiu palestra doutrinária no Grupo Espírita Cruzada do Bem, no sábado, dia 20, as 20hs., abordando o tema: OBRIGADO MESTRE JESUS. Sensível e esclarecedora foi a palestra de nosso companheiro de Salvador. Apesar de toda a divulgação, em jornais, internet (e-mail), rádio, a presença de público, inclusive espírita, foi aquém do esperado. Poucas pessoas encarnadas puderam ouvir tão bela exposição.


No dia seguinte, domingo, Vandilson participou ao vivo na Jacobina FM (99.1), de programa especial de Natal, a convite daquela emissora, durante a 21ª Semana Espírita, ocorrida em fins de novembro (veja post anterior), onde por cerca de 3 horas discorreu sobre assuntos natalinos e existenciais, na visão espírita, atendendo aos muitos ouvintes que ligaram durante o programa, este conduzido pelos radialistas Geraldo Oliveira e Ubirajara Santos.


Vandilson Soares pode ser contactado pelo site: http://www.mudarminhavida.com.br/


Ainda mantém semanalmente programa nessa emissora, denominado Palavra Amiga. Escreva para o Terapeuta Vandilson Soares e ouça a resposta para seus questionamentos todas as sextas, às 18h na rádio Jacobina FM/Ba (http://www.jacobinafm.com.br/). Seu nome será sempre preservado.
Ouça a rádio Jacobina FM › Envie suas perguntas para mudarminhavida@gmail.com

11 de dez. de 2008

XXI SEMANA ESPÍRITA DE JACOBINA FOI UM SUCESSO....

Realizou-se com grande sucesso, no período de 26 a 30/11/2008, a 21ª Semana Espírita de Jacobina, evento tradicional na cidade e região, promovido anualmente pela União Espírita de Jacobina (UEJ), com apoio da Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB), do Conselho Regional 15 (CR-15) e das casas espíritas locais.
O evento, realizado no auditório da ACIJA, teve como tema central "O Homem de BEM". Os expositores que abordaram temas relacionados ao central, foram, na ordem:


Edvaldo Veloso, quarta, 26, abriu a Semana com o tema Amor, Moral e Ética, Caminhos para a Felicidade. Na quinta, 27, foi a vez de Vandilson Soares (foto abaixo, à direita), explanando sobre o tema Muitos são os Chamados, Poucos os Escolhidos. Sexta, 28, o tema abordado foi Caridade e Jesus, proferida por Naná Rapadura. Sábado, 29, foi a vez de Danilo Cruz abordar a temática O Espírita e a Construção de Um Mundo Melhor. Encerrando a XXI Semana Espírita, com o tema central, esteve conosco o palestrante Fabrício Simões (foto abaixo à esquerda).

















Além das palestras, também tivemos a 21ª Feira do Livro Espírita e a 5ª Semaninha Espírita, além da venda de salgados e doces na cantina e artesanato pelas senhoras da manjedoura. Durante as cinco noites, antecedendo as palestras, aconteceram momentos musicais, com belas canções interpretadas por cantores locais, além da apresentação de dança coreografada por jovens. No domingo, 30, a tarde, foi exibido o filme "Bezerra de Menezes: o Diário de Um Espírito", sucesso do cinema nacional, primeiro filme espírita, que já levou mais de 400 mil expectadores as salas de cinemas em todo o Brasil.
Ano que vem tem mais.
A 22ª Semana Espírita acontecerá de 25 a 29/11/2009, e terá como tema central: O Espiritismo e a Educação dos Sentimentos. A UEJ informa que o palestrante Rui Diamantino, de Salvador, já confirmou presença no evento 2009. Até lá então.

Algumas imagens do evento:


































ATA DA REUNIAO PLENARIA DO CONSELHO FEDERATIVO ESTADUAL (CFE) – NOVEMBRO 2008


Aos 29 (vinte e nove) dias do mês de novembro do ano de 2008 (dois mil e oito), no período das 14 (quatorze) às 17 (dezessete) horas, na sede Central da Federação Espírita do Estado da Bahia foi realizada a reunião plenária anual do Conselho Federativo Estadual (CFE). A reunião foi bastante concorrida, com a presença de 62 participantes, que se envolveram nas discussões e deram colaboração efetiva para o aperfeiçoamento da Unificação no estado da Bahia. Ao final todos se mostraram satisfeitos com a condução e desenvolvimentos dos trabalhos. Na seqüência apresentamos os principais itens discutidos na reunião. A pauta da reunião (previamente informada a todas as Casas Espíritas que compõem o Conselho Federativo Estadual) constou dos seguintes itens:
1) Plano de Trabalho do Movimento Espírita; 2) Regionalização Espírita; 3) Rede Jurídica Espírita; 4) Caravana Baiana da Fraternidade; 5)Encontros Macrorregionais; 6)Encontro de Dirigentes Espíritas; 7) Avaliação do XIII Congresso do Estado da Bahia; 8) Agenda Federativa; 9) Regimento dos Conselhos Federativos; 10) Eleições FEEB 2009.
Toda a pauta foi cumprida e a reunião ocorreu em clima de paz e fraternidade. A reunião foi aberta com prece de João Neves da Rocha, presidente do CFE, que logo em seguida fez saudação aos presentes, e, com o intuito de orientar os participantes da reunião, projetou as competências do CFE, de acordo com o Artigo 55 do Estatuto e com o Regimento. No passo seguinte, João apresentou dados estatísticos da evolução da adesão e da adimplência, no período 2006 a 2008, cujos resultados são os seguintes:
1) Adesão: Capital: 91 adesos de um total de 180 (percentual de adesos: 51%); Interior: 177 adesos de um total de 387 (44,6%). Número de adesões no período 2007/2008: 15, sendo 3 na Capital e 12 no Interior. Aberta a discussão sobre esses dados, João Neves da Rocha, provocou os participantes para estabelecerem uma meta: todos acharam que é possível alcançar um número maior de adesões. Riana, da cidade de Senhor do Bonfim, argumentou que uma das dificuldades da adesão é a contribuição financeira, que pesa bastante para os Centros Espíritas pequenos situados em cidades pobres. Muitos discordaram de Riana. José Luiz Bezerra propôs que se estudasse uma forma de adesão que fosse mais rápida e que os Centros Espíritas fossem considerados adesos desde o momento do pedido. Allan Kardec da cidade de Vitória da Conquista colocou o seu pensamento de que existem adesões de fato e de direito e que a adesão “de fato” está em primeiro lugar. João Oliveira, da Cidade de Baixa Grande afirmou que a Unificação deve ser de propósitos e que, neste sentido, todos os Centros do CR 22 são adesos e possuem programa de rádio. 2) Adimplência: na Capital, caiu de 52% (em 2006) para 40%, em 2007, voltando a subir para 54% em 2008. No Interior, caiu de 71%, em 2006, para 58% em 2007, voltando a subir para 67%, em 2008. Ao ser perguntado se ainda é possível pagar mensalidades com notas fiscais, Creuza Lage esclareceu não ser mais possível este procedimento, tendo em vista as normas do Governo do Estado, patrocinador do Programa Sua Nota é um Show de Solidariedade. Introduzindo novo assunto, Creuza Lage, a Diretora Presidente da FEEB, apresentou dados numéricos dos Encontros Macrorregionais. No tema Regionalização Espírita, João Neves da Rocha, esclareceu que a Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo tem acatado pequenas alterações encaminhadas pelos Conselhos interessados nesses ajustes. No tema Agenda Federativa 2009, todos opinaram livremente, ficando assim construído o calendário dos eventos principais: – Caravana Baiana da Fraternidade: serão realizadas até o mês de junho. Encontros Macrorregionais: Salvador e Região Metropolitana: 27 e 28 de junho; Sudoeste: 11 e 12 de julho; Sertão: 25 e 26 de Julho; Oeste: 01 e 02 de Agosto; Recôncavo: 15 e 16 de Agosto; Chapada Diamantina: 19 e 20 de Setembro; Sul: 03 e 04 de Outubro; Norte: 17 e 18 de outubro. Encontro de Dirigentes Espíritas: 21 e 22 de Novembro. O próximo tema apreciado foi o XIII Congresso Espírita do Estado da Bahia, o qual teve ampla participação. Foram levantadas as seguintes opiniões críticas: a) faltou Ciência, na programação; b) o som de platéia interfere no balcão e vice-versa; c) falhas técnicas nos equipamentos; d) Não-recebimento antecipado da programação; pouca disponibilidade e informações sobre locais de refeições; Agregação do público por área de interesse; Após esses pronunciamentos, João Neves da Rocha, informou que fez pesquisa de opinião com diversas pessoas e estas expressaram grande satisfação com a programação e com a abordagem feita pelos palestrantes, de modo geral. Concluída a avaliação do Congresso, Conceição, Assessora jurídica da FEEB foi convidada a discorrer sobre a Rede Jurídica (REJUR), Projeto que ela está coordenando e conduzindo sua implementação gradual. O tema seguinte foi o Regimento dos Conselhos Federativos. Conceição informou que encaminhou ao Conselho Deliberativo projeto de reformulação do Regimento atual. Creuza Lage expressou a sua preocupação e indignação com o fato de ainda existir coordenadores de CR/CD que faz oposição à diretoria da FEEB e, em função disto, propôs uma nova sistemática eleitoral: os Conselhos elegem uma lista tríplice de candidatos a Coordenador e a Administração da FEEB escolhe um deles entre os indicados. Creuza propôs, ainda, antecipação das eleições dos Conselhos para o mês de maio e também que fosse facultado à administração da FEEB o direito de aplicar sansões a coordenadores que dessem motivos para tal. O Presidente do CFE, João Neves da Rocha, disse que poderia concordar com a lista tríplice, mas não com a aplicação de sansões. Ainda no tema, Gilberto, Coordenador do CR 03, queixou-se de ter sofrido oposição sistemática quando assumir o Conselho (já contornada) e que o regimento deve ser revisto a fim de que possamos ampliar a unificação. No sentido de fechar a questão do Regimento, João Neves da Rocha, como presidente do CFE, encaminhou a seguinte proposta, que foi aprovada: A Diretoria Executiva da FEEB envia a todos os CDs e CRs cópia do Projeto elaborado sob a coordenação de Conceição (CD-4); estes Conselhos examinam o projeto e apresenta sugestões à FEEB até o final de Janeiro de 2009; a partir de Fevereiro de 2009, o Conselho Deliberativo aprecia as sugestões e consolida um novo anteprojeto que reenvia aos CRs e CDs para apreciação, Cabe ao Conselho Deliberativo a aprovação final, conforme o Estatuto. O próximo tema foi Eleições FEEB 2009. João Neves da Rocha deu conhecimento ao plenário que o tema já começou a ser ventilado nas reuniões do Conselho Deliberativo, onde, na última reunião, foi criado um Grupo para trabalhar o assunto junto aos associados da FEEB. O Último assunto ficou por conta de Allan Kardec, da Cidade de Vitória da Conquista, que, à pedido de Creuza, explicou o projeto que a Casa por ele dirigida está implementando no Cr 10: a criação de novas Casas espíritas em Cidades que as não possuem. Trata-se de um projeto em rede, em que as Casas criadas teriam autonomia e administração própria. Concluída a pauta, o Presidente do CFE, solicitou a Edinólia que fizesse a prece de encerramento, após o que foi encerrada a reunião e eu, Luciano Crispim, secretário ad hoc, lavrei a presente ata que dato e assino com o Presidente do Conselho Federativo Estadual e a Diretora Presidente da FEEB.

Salvador, 29 de novembro de 2008

Luciano Crispim de Jesus– Secretário ad hoc

João Neves da Rocha – Presidente do CFE
Creuza Santos Lage – Diretora Presidente da FEEB

8 de dez. de 2008

MUDA OU ACABA - ARTIGO

Elis Regina, em a música Como nossos pais, de Belchior, expressa: “É você que ama o passado e que não vê que o novo sempre vem...”, remetendo-nos a incontida onda sempre existente de que as resistências ao novo são por si só inócuas, pois o novo sempre chega, inclusive nas religiões.É certo que, não há muito, se diagnosticava sobre o fim das religiões; no entanto, temos visto uma espécie de reavivamento do fervor religioso acompanhado por uma diversificação das práticas, em uma espécie de atualização da sintonia, em busca do que os fiéis esperam, querem. Por esta razão, as religiões neopentecostais têm tido um grande incremento de seus seguidores. Elas estão, vão aonde o seu povo está, em seus anseios e necessidades.Se é certo este aumento, por outro lado, aquelas religiões que insistem em suas pregações meramente sectárias, proselitistas estão, sem sombra de dúvidas, a caminho do emboloramento de seus púlpitos, pela não renovação de suas pregações e estilo de comunicação com as necessidades de seus fiéis.A face do nosso mundo tem mudado muito rapidamente nos últimos cinqüenta anos. O atual estado mundial de globalização engendrou uma nova ordem e um contexto cultural que tem sido entendido como uma nova condição de exercício da humanidade: condição pós-moderna. E, nessa condição, não cabem as mesmas propostas de sempre, como base em uma religião de opressão, medo e cultivo da dor como forma de elevação e gozos futuros. As pessoas estão imediatistas, inclusive, no encontro do “céu” aqui e agora.Assim, as religiões que teimam em não atualizar a sua comunicação com as massas estarão fadadas a uma não renovação de seus quadros, de seus pregadores e, conseqüentemente, ao seu abandono.A Igreja Católica insiste em não aceitar casamento dos seus clérigos, logo muitos deles vivem uma vida dupla, quando não se perdem nas torpezas de suas distorções sexuais. A vocação sacerdotal está em xeque, em decréscimo constante.O Espiritismo insiste em um “eruditismo” que não acrescenta nada às dores dos que querem consolo, alento. O novo imita o antigo, não se renova em trilha de novos estilos. Resultado: não se vê renovação de seus quadros de pregadores, logo são sempre os mesmos que estão envelhecendo e não atraem mais jovens, entusiastas, pois a sua doutrina, pregação não encanta, não arrebata. São catequeses pesadas, chatas e sem atrativo para a geração do Google, da busca automática, imediata.Recentemente, os judeus de Jerusalém deram sinal de que também buscam mudanças, pois elegeram como seu prefeito um judeu laico, desbancando um ultra-ortodoxo, que vivia para orar e a expensas do Estado de Israel. Vemos que, historicamente, o medo tem a função de bloquear os comportamentos, de gerar um imobilismo. Logo, os “líderes” religiosos, ainda que guardem o respeito de seus seguidores antigos, temem a perda de posições e “prestígios” diante do novo, da renovação. Todavia, já se percebem as transformações engendradas pela pós-modernidade na religião, como condição de possibilidade de uma nova perspectiva, de um contexto mais próximo do humano, a partir do qual novos desafios epistemológicos ganham corpo e esperam novas formulações, ou isto acontece ou inexoravelmente algumas religiões serão apenas lembranças históricas de seus bons idos tempos de empolgação e agregação de fiéis.

José Medrado é médium, fundador e presidente da Cidade da Luz

UM PASSO DE CADA VEZ - MENSAGEM

Quanto estiveres diante de um grande objetivo, caminha em sua direção, mas dá um passo de cada vez para que a construção seja sólida e segura. Por mais urgente que seja a solução dos problemas, cuidado para não atropelar os passos e cair na primeira esquina. Os desafios estão aí para testar a tua coragem, força e perseverança. Mas não apressa o carro. Deixa que as energias antes paradas se movimentem por si só inspiradas pela tua boa vontade e pelas tuas ações.
Tudo se acomodará, tudo se encaixará perfeitamente como pedaços de um quebra-cabeça que depois de pronto mostrará a sua verdadeira face, aquela que estás construindo. Se a construção é para o bem, arregaça as mangas e continua o trabalho com fé, acreditando em si e no resultado da tua obra.
Utiliza a calma como parceira do dia-a-dia. Prossegue a passos firmes, mas serenos na busca dos teus ideais que eles chegarão infalivelmente. E a cada amanhecer, procura te irmanar com a natureza, com a beleza das paisagens que te cercam, a te inspirarem para as melhores realizações e os melhores pensamentos.
E lembra-te: um passo de cada vez na conquista do infinito de ti mesmo.

Luz e paz!

M.R./C.F.
(mensagem psicografada pela médium Cristina Barude, Salvador, 04.12.08)

4 de dez. de 2008

REUNIÃO FEDERATIVA EM SALVADOR



Aconteceu no último dia 29/11, na sede da FEEB no Iguatemi, Reunião Federativa, com os presidentes das Casas Espíritas da Bahia e dos coordenadores dos Conselhos Distritais (CD) e Conselhos Regionais (CR) do estado. Lá compareceram vários dirigentes e coordenadores espíritas oriundos de vários municípios baianos, a exemplo de Barreiras, Feira de Santana, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Baixa Grande, entre outros, além de cidades de Salvador e região metropolitana. Jacobina esteve presente e foi representada pelo CR-15 na figura de seu coordenador geral, Fred Santos. A reunião foi bastante produtiva e dinâmica. Vale ressaltar que a atual diretoria executiva da FEEB vem avançando o processo de descentralização das decisões federativas, possibilitando assim maior participação e decisão em torno das ações e agenda federativa à cargo dos CR´s, CD´s e casas espíritas adesas, o que já foi um avanço enorme em relação a um passado administrativo ineficiente registrado na FEBB nas últimas décadas.

A pauta da reunião, totalmente cumprida foi a seguinte:
1- Projetos Federativos
a) Plano de Trabalho do Movimento Espírita
b) Regionalização Espírita
c) Rede Jurídica Espírita
d) Caravana Baiana da Fraternidade
e) Encontro Macrorregionais
f) Encontro de Dirigentes Espíritas
g) Avaliação do XIII Congresso

2- Propostas dos Conselhos
a) Agenda Federativa
b) Análise do Regimento
c) Eleições 2009

A reunião transcorreu das 14 as 18hs. Várias questões foram abordadas, previstas na pauta, entre elas, a mudança que ocorrerá no Regimento Interno dos Cr´s, balanço das adesões e inadimplências das casas espíritas em relação à FEEB, o calendário de atividades federativas, etc.
A Macrorregional Norte, que engloba os CR-15 (Jacobina), CR-17 (Juazeiro) e CR-23 (Senhor do Bonfim), acontecerá em Jacobina, nos dias 17 e 18/10/2009, em parceria com a UEJ. Veja abaixo alguns momentos da reunião: