27 de abr. de 2009

ELEIÇÃO DO CR-15 ACONTECE EM MAIO

Seguindo cronograma da FEEB, publicamos abaixo Edital de Convocação da eleição dos membros do Conselho Regional, área 15, com sede em Jacobina (BA). O CR-15 terá 5 membros. A eleição acontecerá no dia 31 de maio de 2009.



EDITAL DE CONVOCAÇÃO




O Coordenador Geral do Conselho Regional 15 (Jacobina), órgão da Federação Espírita do Estado da Bahia – FEEB, com amparo no Estatuto da FEEB, artigo 67, Regimento Único dos Conselhos, artigo 11, inciso VI c/c Parágrafos 1º e 2º, bem como a Resolução 02/09, lavrada pelo Egrégio Conselho Deliberativo da FEEB na sua reunião de 24.01.2009, expede o presente EDITAL, convocando todos os dirigentes espíritas, representantes das Instituições adesas ou não à FEEB para que tomem ciência de que se realizarão eleições para renovação dos quadros de Coordenação do respectivo Conselho, evento este que se dará conforme dados abaixo:

1) As eleições serão realizadas até a data limite de 31 de Maio de 2009, tendo sido fixado prazo para expedição do presente Edital – 30 dias de antecedência da eleição – estando as eleições deste Conselho convocadas para a seguinte data e horário, bem como local:

2) Data da eleição: 31.05.2009 - Domingo
3) Horário de início: 09:00hs.
4) Local: Grupo Espírita Cruzada do Bem à R. Cel. Teixeira, 253, Centro - Jacobina.
5) Ordem do dia:
5.1 – Leitura de mensagem evangélica e prece de abertura;
5.2 – Apresentação do relatório do anuênio 2008/2009 pela atual Coordenação à Assembléia de Representantes, que apreciará seus resultados;
5.3 – Apresentação da (s) chapa (s) candidata (s) à eleição (ou reeleição) para o triênio 2009/2012;
5.4 – Eleição – se houver chapa única, será por aclamação da Assembléia de Representantes; em havendo mais de uma chapa, serão providenciadas pela atual Coordenação cédulas de votação, para que o pleito se dê por escrutínio escrito e secreto;
5.5 – Posse dos eleitos, com lavratura da ATA respectiva;
5.6 – O que ocorrer.

Todas as instituições espíritas estão convocadas para a presente eleição, cabendo apenas às Casas adesas à FEEB o direito de voto no presente pleito.

E para tanto, expede o presente Edital com 30 (trinta) dias de antecedência da eleição, devendo o mesmo chegar ao conhecimento de todos os dirigentes espíritas sob jurisdição deste órgão da FEEB.

Jacobina (BA), 27 de abril de 2009.


Fred Santos
Coordenador Geral

21 de abr. de 2009

FEEB REALIZA REUNIÃO ADM COM O CR-15, EM JACOBINA

A Federação Espírita do Estado da Bahia (FEBB) e o CR-15, com sede em Jacobina, realizaram no último dia 29 de março, reunião administrativa abordando vários pontos de interesse coletivo do movimento espírita da região, além da apresentação da Ata de Instalação do CR-15 (veja abaixo na íntegra). Foi um encontro bastante produtivo e esclarecedor. Ponto negativo foi a ausência de muitos trabalhadores das Casas Espíritas de Jacobina e região, a exemplo de Miguel Calmon, Serrolândia, Caldeirão Grande, entre outros. Precisamos nos conscientizar da importância e necessidade da existência e atuação do CR-15 em nossa região, servindo como uma ponte eficiente junto a FEEB no tocante as necessidades das Casas Espíritas de nossa jurisdição. Somos todos espíritas e abraçamos a uma só causa: a de Jesus e a dos espíritos iluminados que nos trouxeram a Codificação, lembremos disto.

ATA DE REUNIÃO

Aos vinte e nove dias do mês de Março do ano de 2009, às 9 horas da manhã, na sede do “Grupo Espírita Cruzada do Bem”, na cidade de Jacobina, reuniram-se os representantes abaixo relacionados com o objetivo de lavrar ATA, instalando o Conselho Regional 15 (CR 15).
Presentes estavam às seguintes pessoas: Marcel C. Mariano – Diretor de Integração Federativa da FEEB; Fred Santos – Coordenador Geral do Conselho Regional 15 (CR 15); Fábio Andrade – Centro Espírita Joanna de Ângelis (Jacobina) e UEJ; Beto Gomes – Centro Espírita a Caminho da Luz (Caém); Onofrófio Valois – Centro Dr. Bruno Bandeira (Jacobina); Milton Oliveira Sena – Grupo Espírita Cruzada do Bem (Jacobina); Cledson Sady (Boletim Telles de Menezes/UEJ); Marcos Antonio M. Pessoa – Grupo Espírita Cruzada do Bem (Jacobina); Diva Lúcia J. da Silva – Centro Espírita Fabiano de Cristo (Jacobina).
Iniciamos os trabalhos com a prece proferida pelo Sr. Fred (CR 15); em seguida, foi lido pelo Sr. Fred o relatório sobre as atividades executadas pelo Conselho Regional 15 (CR 15), no período de MAI/08 a FEV/09; após a leitura, o mesmo comentou as dificuldades ocorridas no período da sua gestão e destacou as atividades da FEEB das quais participou; Sr. Marcel também comentou dados do relatório e confirmou sua presença no EMR Norte 2009 no período de 17 e 18/10/2009, na cidade de Jacobina; em seguida, o Sr. Marcel leu a Ata do CD/FEEB que aprovou a proposta do DIF da FEEB para elevação da Região Federativa 15 à condição de Conselho Regional e informou que a referida ATA será enviada via internet para o Sr. Fred; após a leitura, o Sr. Marcel comentou alguns pontos que mereceram destaque; em seguida, o Diretor de Integração Federativa da FEEB considerou o Conselho Regional 15 (CR 15) instalado, sendo Coordenador Geral o Sr. Fred Santos (Jacobina), Coordenador Adjunto, o Sr. Beto Gomes (Caém) e a Gestora Administrativa, a Srª Maria da Glória (Caldeirão Grande); decidiu-se que a escolha dos futuros coordenadores do Conselho Regional (CR 15) para o período de MAI/09 a MAI/2012, em eleição a ser realizada até o dia 31 de Maio do corrente ano, será discutida posteriormente; ato contínuo, o Sr. Marcel passou os informes sobre as eleições na FEEB, a restauração da sede seccional (Casa de Petitinga) e a Agenda Federativa 2009, fazendo circular entre os presentes cópia da referida Agenda; para finalizar, foi aberto momento para comentários finais, quando vários participantes relataram as dificuldades enfrentadas pelas Casas Espíritas de Jacobina e o histórico entre elas e a FEEB; após todos os relatos, foi sugerida por Marcel a necessidade de se buscar metas, implantação de ESDE e o investimento na evangelização infanto-juvenil nas instituições espíritas da região; o mesmo colocou-se à disposição para viabilização dos serviços da FEEB; o Sr. Fred salientou o objetivo do Conselho Regional (CR 15) de orientação e articulação entre as Casas Espíritas e a FEEB; esgotada a pauta, e como ninguém mais fez uso da palavra, a reunião foi encerrada com a oração conduzida por Marcel Mariano às 11:40 horas; a lista com as assinaturas de todos os presentes encontra-se em poder do CR 15 para arquivo.

Jacobina, 29 de Março de 2009



Algumas fotos da reunião:
Fotos: Fred Santos









17 de abr. de 2009

ABRIL 2009 - 152 ANOS DE DOUTRINA ESPÍRITA

Muitas dúvidas, confusões são originadas pela falta de informação sobre a Doutrina Espírita.

A Doutrina Espírita é Filosofia, é Ciência e é Religião.

Apresentamos "O Livro dos Espíritos" cuja primeira edição foi lançada no dia 18 de abril de 1857, contendo os Princípios da Doutrina Espírita sobre a natureza dos seres do mundo incorpóreo, suas manifestações e suas relações com os homens; as leis morais, a vida presente, a vida futura e o futuro da Humanidade, segundo os ensinamentos dos Espíritos superiores, que foram passados através de diversos médiuns e ordenados por Allan Kardec O Codificador da Doutrina Espírita.
Kardec, na introdução deste livro, mostra-nos que para as coisas novas necessitamos de palavras novas, pois assim o exige a clareza de linguagem a fim de evitarmos a confusão inerente aos múltiplos sentidos dos próprios vocábulos.
"As palavras: espiritual, espiritualista e espiritualismo, tem uma significação bem definida.
Com efeito, todo aquele que acredita haver em si mesmo alguma coisa além da matéria é espiritualista; mas não se segue daí que creia na existência dos Espíritos ou em suas comunicações com o mundo invisível.
Em lugar das palavras espiritual e espiritualismo, empregaremos, para designar a crença na existência dos Espíritos e em suas comunicações com o mundo invisível, as palavras ESPÍRITA e ESPIRITISMO.


Diremos, portanto, que a Doutrina Espírita ou o Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os espíritos ou seres do mundo invisível. Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas ou espiritistas."
Com a edição deste livro em 1857, surge, então, pela primeira vez, a palavra Espiritismo e Espírita para seus adeptos.
O Livro dos Espíritos é composto por 1019 perguntas e respostas codificadas, ou seja, colocadas numa ordem pedagogicamente estruturada para um estudo de fácil compreensão, pelo grande mestre pedagogo Hippolyte Leon Denizard Rivail, nosso querido Allan Kardec.
Algumas perguntas e respostas que poderemos encontrar neste livro:
Pergunta 1. O que é Deus?

- Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.
Pergunta 4. Onde podemos encontrar a prova da existência de Deus?
-Num axioma que aplicais às vossas ciências: não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e vossa razão vos responderá.
625 - Qual o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem para servir de guia e de modelo?
- Vede Jesus
886. Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, tal como Jesus a entendia?
– Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições alheias, perdão às ofensas.

Fiquemos com a reflexão sobre o assunto e que Jesus nos abençoe.

Maria Lúcia
Andreatta Martins

Fonte: http://http://www.gazetadoriopardo.com.br/noticias/ler.asp?edi=2434&id=19837

10 de abr. de 2009

RESOLUÇÃO 02/2009 - FEEB - CR-15

Divulgamos abaixo Resolução da Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB) que trata sobre as eleições dos Conselhos Regionais (CR) e Conselhos Distritais (CD) para o ano de 2009. Semana que vem publicaremos o edital de convocação da Eleição 2009 do CR-15.
RESOLUÇÃO – 02/2009

O CONSELHO DELIBERATIVO DA FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DA BAHIA, REUNIDO NA SUA SESSÃO DE 24 DE JANEIRO DE 2009, POR DELIBERAÇÃO UNÂNIME DE SEUS COMPONENTES, COM AMPARO NO ARTIGO 28, INCISO IX, DO ESTATUTO, RESOLVE ACOLHER E APROVAR PROPOSTA APRESENTADA PELO DIRETOR DE INTEGRAÇÃO FEDERATIVA DA FEEB, LAVRANDO A SEGUINTE RESOLUÇÃO, COM EFICÁCIA E APLICAÇÃO IMEDIATA JUNTO A TODOS OS SEUS ÓRGÃOS REGIONAIS OU DISTRITAIS:

1) ALTERAR O ITEM 06 (SEIS) DO ARTIGO 11 (ONZE) DO REGIMENTO ÚNICO DOS CONSELHOS REGIONAIS E DISTRITAIS, FIXANDO COMO DATA LIMITE PARA A REALIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES DAS COORDENADORIAS REGIONAIS OU DISTRITAIS O ÚLTIMO DIA DO MÊS DE MAIO DO CORRENTE ANO;

2) MODIFICAR O PARÁGRAFO PRIMEIRO DO ARTIGO 11 (ONZE), QUE REZA O PRAZO DE 60 (SESSENTA) DIAS PARA EXPEDIÇÃO DO EDITAL DAS REFERIDAS ELEIÇÕES. ESSE PRAZO PASSA A SER DE 30 (TRINTA) DIAS, A VIGORAR JÁ PARA AS ELEIÇÕES DESSE ANO;

3) DAR CIÊNCIA A TODAS AS COORDENADORIAS DA FEEB, SEJAM ELAS REGIONAIS OU DISTRITAIS, PARA QUE OBSERVEM O FIEL CUMPRIMENTO DESTA RESOLUÇÃO.

EM ANEXO A ESTA RESOLUÇÃO E PARA MAIOR CLAREZA, INFORMAMOS A NOVA REDAÇÃO DO ARTIGO 11 (ONZE) DO REGIMENTO:


SALVADOR, 24 DE JANEIRO DE 2009


------------------------------------------------------------
João Neves da Rocha
Presidente do Conselho Deliberativo da FEEB


-------------------------------------------------------------
Jorge dos Santos Fróes Costa
Secretário

ANEXO À RESOLUÇÃO Nº 02/2009 DO CONSELHO DELIBERATIVO DA FEEB


NOVA REDAÇÃO DO ARTIGO 11 DO REGIMENTO DOS CONSELHOS FEDERATIVOS

Art. 11. À Assembléia de Representantes compete:

I – Cumprir e fazer cumprir o Estatuto da FEEB e o presente Regimento;

II – Decidir sobre como e quando viabilizar a execução das propostas do CFE referendadas pelo Conselho Deliberativo;

III – Decidir sobre os planos e programas elaborados pela Coordenadoria Federativa;

IV – Aprovar o calendário das reuniões ordinárias do Conselho, seus eventos, bem como a forma e estratégias de implementá-los;

V – Avaliar as atividades desenvolvidas pela Coordenadoria Federativa ;

VI – Eleger, dentre seus membros, os integrantes da Coordenadoria Federativa, em reunião ordinária, a realizar-se, após as eleições dos Órgãos da Administração da FEEB, no máximo, até o último dia do mês seguinte: 31 de maio.

Parágrafo 1º. O edital de convocação de eleições, no qual deverá constar a data limite para inscrição de candidatos, será entregue pessoalmente aos representantes das Instituições, mediante recibo, na reunião ordinária da Assembléia de Representantes – com trinta dias de antecedência – ou expedido pelos Correios para as Instituições cujos representantes tenham faltado a esta reunião.

Parágrafo 2º. A posse dos membros da Coordenadoria Federativa se dará no mesmo dia da eleição, dando-se ciência, por escrito, à Diretoria Executiva da FEEB, no máximo sete dias após, com encaminhamento dos documentos comprobatórios do processo eleitoral, quais sejam: edital de convocação, ata de eleição e lista de presença de votantes.

9 de abr. de 2009

VEM AÍ: ELEIÇÃO DOS NOVOS MEMBROS DO CR-15

Em maio de 2009, o CR-15 estará realizando eleição para os membros efetivos (hoje funciona como comissão provisória), com mandato válido por 3 anos. Serão 5 (cinco) espíritas representando a área do CR-15 junto a FEEB. O Edital de Eleição será publicado neste blog nos próximos dias. Aqueles que desejam fazer parte de uma ou mais chapas podem e devem se preparar para a eleição. Também divulgaremos nos próximos dias instruções regimentais sobre a eleição dos membros dos Conselhos Regionais da Federação Espírita do Estado da Bahia. Aguardem.