28 de dez de 2010

FIM DE ANO NAS CASAS ESPÍRITAS - REFLEXÃO

Permito-me transmitir aos amigos, com permissão do autor, um depoimento valioso que precisa ser divulgado e conhecido. Refere-se com competência à velha questão do fim de ano nas casas espíritas, onde, emmuitos casos, as atividades são suspensas. O depoimento vale pela oportunidade da reflexão. Acompanhe:

“(...) Eu sempre fui partidário de que as Casas Espíritas não suspendam o trabalho no período do Natal para que os espíritas possam se unir fraternalmente nesta data. Neste ano de 2010, eu fui convidado para fazerPalestra no dia de Natal (sábado, 25), às 18h30, na cidade de ...., no .....Aceitei de imediato, pois para mim, não existe presente maior que estarreunido, nesta data, com irmãos que professam a mesma fé. O dirigente me disse:nossa casa é nova e este será o primeiro ano, depois que começamos, que oNatal será no sábado, dia em que temos Palestra. Será nossa primeira experiência neste sentido. Todos os sábados, incansavelmente os frequentadores e trabalhadores da casa era notificados que no dia do Natal, às 18h30, a casa estaria aberta para recebê-los, que a tarefa aos sábados não seriam interrompidas. Também haverá palestra no dia primeiro do ano. No sábado 25 estivemos lá para a Palestra, minha esposa e eu. Aos poucos os espíritas foram chegando e no horário marcado, a casa estava quase lotada.Eram, aproximadamente, 120 pessoas. Posso lhes dizer que a noite foi divina, o ambiente estava iluminado e com a sensaçao de alguma coisa que vibravaintensamente no ar. No final da palestra o público estava radiante de alegria emuitas pessoas agradeceram, emocionadas, a oportunidade que tiveram de terem, realmente, uma noite feliz. Posso lhes dizer, sem medo de errar, que minha esposa e eu trouxemos daquela noite nosso melhor presente de Natal. (...)”

A constatação é óbvia, mas precisamos sempre nos lembrar dela. O convencionalismo de datas e mesmo nossa acomodação não devem interromper tarefas importantes da vivência diária de aprendizados e oportunidades de crescimento. Claro que há situações e situações, mas é preciso ficar atento para a que a realidade da prevalência do espírito sobre o corpo seja intensamente vivida. Os interesses espirituais são muito mais importantes que os interesses do plano material.

16 de dez de 2010

CONVITE


SENSAÇÃO DE NATAL, POR ORSON PETER

Este ambiente renovado e muito agradável de fim de ano, saturado de mais alegria e entusiasmo, motivando confraternizações, troca de presentes, providências de última hora e mesmo o engajamento em campanhas de arrecadação para instituições, formação de cestas, doações para crianças e famílias, tem uma razão muito especial.Apesar do aniversariante muitas vezes esquecido e substituído pelo Papai Noel, pelos exageros na alimentação e pelos fortes apelos comerciais, na verdade e na essência é a presença Dele, o Mestre da Humanidade, que inspira a fraternidade nos corações e motiva os desdobramentos próprios. Ainda que nos percamos nos apelos do comércio, na mera troca de presentes, nos enfeites luminosos e coloridos, o Natal significa vida, nascimento. Todos nós gostamos de comemorar o aniversário, data realmente especial. Todavia, no Natal, o aniversariante maior, o condutor de nossas vidas, vem fazer morada mais próxima...Que bom! Jesus é a fonte de inspiração do amor. Ele ensinou a amar, semeou nos corações humanos a importância da docilidade, da bondade, do desprendimento, da renúncia, da humildade. Em todos os tempos enviou representantes que falassem e nos recordasse os imperativos do amor e da concórdia. Mesmo assim, veio pessoalmente, modificou a história e revolucionou o pensamento. Na verdade, nos fez enxergar a importância do perdão e da solidariedade. Ainda que resistamos a seus amorosos apelos, mesmo assim permanece conosco, sem violentar nossa liberdade de escolha. Mesmo esquecido, tendo seu nome usado e explorado, mesmo assim não desiste de nós, seus irmãos em aprendizado.Aprendamos a buscá-lo mais intensamente. Convidemos para que faça morada em nosso coração e, por extensão, em nossa família, em nossa casa. Ele atende, está sempre presente. Os desajustes da vida humana se devem ao desprezo ou ao desconhecimento do que Ele ensinou.
Agora que as alegrias do Natal se renovam, pensemos nele com carinho e gratidão. Quanto não tem lutado para que estejamos bem? Quanto não tem se dedicado para que a humanidade desperte do materialismo?
Pelo menos por gratidão a essa incomparável presença, que nos conhece individualmente pelo nome, ergamos o coração na confiança em Deus e transformemo-nos para melhor, dia-a-dia. Estampemos alegria e esperança, tornemo-nos semeadores do bom ânimo, da coragem, do bom humor, para que sua presença faça morada em nosso coração. Isso, claro, a partir de nossa família, na intimidade de nós mesmos, para que essa energia renovadora se estenda pelo quarteirão, pela cidade, pelo país, pelo planeta.Tudo pelo simples fato de sabermos de sua grandeza, bondade e presença!Obrigado Mestre Amado! Supre nossas deficiências morais, ajuda-nos a vencer nossas tendências egoísticas e muitas vezes agressivas e coloca nossos passos no caminho o bem. Somente assim seremos mais felizes e equilibrados.

Fonte: http://amigoespirita.ning.com/profiles/blogs/sensacao-de-natal-por-orson

13 de dez de 2010

ESPÍRITAS SE REÚNEM EM JACOBINA (BA)

Estiveram reunidos na noite de domingo (12), no Grupo Espírita Cruzada do Bem, em Jacobina-BA, representantes de várias instituições espíritas locais, para início das discussões a respeito do movimento espírita local, suas atividades e interações necessárias. Foram mais de 2 horas de uma reunião salutar e satisfatória. Estiveram presentes representantes da UEJ, do CR-15, do Centro Espírita Joanna de Angelis, do Centro Espírita Bruno Bandeira, do Grupo Espírita Cruzada do Bem, do Lar Espírita Fabiano de Cristo, Abrigo dos Velhos, Núcleo Espírita Francisco de Assis e da Mocidade Espírita Cruzada do Bem. Alguns pontos foram acordados na reunião, a exemplo das escalas de palestras das Casas que serão amplamente divulgadas eletronicamente, para participação de palestrantes em todas as casas espíritas, dentro das possibilidades de cada um. Alguns pontos sobre o Planejamento 2011 foram iniciados. A próxima reunião está agendada para o dia 13 de fevereiro de 2011, as 18hs.

8 de dez de 2010

CHICO XAVIER, 100 ANOS DE AMOR

Chico Xavier: 100 anos de Amor. Com este tema central, André Peixinho encerrou o ciclo de palestras da 23ª Semana Espírita de Jacobina. Foram 5 dias de muita luz e amor, marcados pela justa homenagem prestadas a Chico Xavier pelo movimento espírita local.
Agora é trabalhar para que 2011 seja melhor, e que a 24ª Semana seja também coroada de sucesso e de muito amor, sempre com as bençãos de Jesus, Kardec e Chico. Até lá.