31 de mar de 2009

MARCEL FALA SOBRE OS 151 ANOS DO ESPIRITISMO

Apesar do forte calor que assola a cidade e nossa região, neste início de outono, e também assim o foi no verão, muitas pessoas comparecerem ao Grupo Espírita Cruzada do Bem, em Jacobina, na noite de sábado, que não é um dia tradicionalmente propício a palestras espíritas em nossa cidade, dia 28 deste mês, as 20hs., para ouvirem a preleção espírita proferida pelo companheiro Marcel Mariano Cadidé, de Salvador, que abordou o tema: "151 anos de Movimento Espírita - E nós, para onde vamos?". Marcel procurou abordar a temática de forma que pudesse ser compreendida por toda a platéia presente, de trabalhadores e não-trabalhadores espíritas. Foi bem sucedido.

O evento foi organizado e divulgado pelo CR-15, com o apoio do GE Cruzada do Bem e da FEEB.

Veja abaixo, dois momentos da palestra:





ESCALA DE PALESTRAS NO G.E. CRUZADA DO BEM - ABRIL/2009

VÁ LÁ, PARTICIPE DAS PALESTRAS ESPÍRITAS EM JACOBINA


Dia 2 - Quinta: Beto
Dia 7 - Terça: Oscar
Dia 9 - Quinta: Manoel - Tema: "Conhece-te a ti mesmo"
Dia 14 - Terça: Fred - Tema: Reencarnação: A Justiça de Deus
Dia 16 - Quinta: Marcos
Dia 21 - Terça: Leonardo
Dia 23 - Quinta: Cledson
Dia 28 - Terça: Rosana
Dia 30 - Quinta: Marlúcia

9 de mar de 2009

CONVITE - PALESTRA E REUNIÃO PROMOVIDA PELA FEEB E CR-15

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DA BAHIA - FEEB
CONSELHO REGIONAL 15 – JACOBINA (BA)

CONVITE


PALESTRA - Comunicamos e convidamos todos os trabalhadores e simpatizantes da Doutrina Espírita de Jacobina e região, e público em geral, a prestigiarem palestra a ser proferida pelo confrade Marcel Mariano Cadidé (FEEB) no dia 28 de março de 2009, Sábado, as 20hs., no Grupo Espírita Cruzada do Bem, localizado próximo ao Centro Cultural Professor Edmundo Izidoro dos Santos, cujo tema será: 151 ANOS DE MOVIMENTO ESPÍRITA – E NÓS, PARA ONDE VAMOS?

REUNIÃO - No dia 29 de Março, Domingo, das 09 às 11hs., também no Grupo Espírita Cruzada do Bem, haverá reunião administrativa da FEEB/CR-15 com as casas Espírita de Jacobina e Região. Convidamos assim, os trabalhadores espíritas e diretores das casas espíritas de nossa região para comparecerem a esta reunião, que terá a seguinte PAUTA:

- Apresentação de um sucinto relatório das atividades desenvolvidas pelo CR 15 entre MAI/08 e MAR/09;
- Leitura da ATA do CD/FEEB que aprovou a proposta do DIF da FEEB para elevação da Região Federativa 15 à condição de Conselho Regional, a ser instalado pelo mesmo;
- Lavratura de ATA instalando o CR 15;
- Discussão sobre a Escolha dos futuros coordenadores do CR 15 para o triênio MAIO 2009 a MAIO 2012, em eleição a ser realizada em Maio do corrente ano;
- Informações sobre as eleições na FEEB para o triênio já referido;
- O que ocorrer.

Agradecemos antecipadamente a atenção e presença de todos nestes dois eventos organizados pelo CR-15 /FEEB, com apoio do Grupo Espírita Cruzada do Bem e da UEJ.
Jacobina, 09 de Março de 2009.


Fred santos
Coordenador Geral
CR-15

4 de mar de 2009

A RELIGIÃO DO AMOR


“O Espiritismo não foi feito somente para os espíritas, é uma luz que ilumina o Mundo”.

Durante todo o século XVIII, a França se ergueu como o farol intelectual da civilização ocidental. Para lá iam artistas, professores, filósofos e cientistas. Apesar do esbanjamento e da corrupção da corte, Paris foi, desde muito tempo, a capital européia mais atrativa para os intelectuais do continente. Juntamente com a Alemanha, sua maior rival, a França era quem dirigia os rumos do intelecto humano, e foi com o Iluminismo que Paris passou ser conhecida como "a Cidade Luz", pois, depois de tanto tempo à mercê dos ditames do clero e da aristocracia, o homem era incentivado a ser independente, a pensar com a própria cabeça. "Todos os homens são iguais", era o slogan do Iluminismo, que nasceu e teve suas maiores conseqüências em solo francês.

E lá em Paris, nasceu Hipollyte Denizard Rivail.
Rivail era bacharel em Letras e Ciências, e um dos seguidores de Pestalosi. Cognominado Allan Kardec, ele deu início a uma nova filosofia, seguida de observações das ditas “mesas girantes” e outros fenômenos que divertia e impressionava a corte. Codificada em 18 de Abril de 1857, no centro do mundo intelectual da época, (com disse o início), nasceu a Doutrina dos Espíritos, ou simplesmente Doutrina Espírita.

As idéias básicas da Doutrina Espírita são:
A existência de Deus como Criador do Universo.
A existência e sobrevivência do Espírito.
Intervenção dos Espíritos no mundo corporal.
A justiça divina expressa na Lei de Causa e Efeito.
Evolução Universal constante e progressiva a que seres e mundos estão sujeitos.
A pluralidade das existências baseada nas oportunidades repetidas da reencarnação.
A pluralidade dos mundos habitados representando a humanidade cósmica.

Ela, diferentemente das outras religiões se preocupa em libertar o homem das amarras materiais e despertá-lo para a realidade do Espírito. Não trás consigo nada de ritual ou místico, o Espiritismo não é relacionado a nada de exterior, pois visa somente a transformação interior.

Sendo ela o Consolador Prometido por Jesus de Nazaré, precisa chegar à todos indistintamente. Isso não significa que todos tenham que ser espíritas para se libertarem, mas a mensagem do Amor tem que chegar à todos os corações em toda parte da Terra. O Espiritismo não foi feito para os espíritas, pois é uma luz que ilumina o Mundo.

O Espírita deve ser compreensivo, tolerante, paciencioso, humilde (não submisso, que é diferente), carinhoso, cuidadoso e principalmente amoroso. Os espíritas não podem perder da vista o conhecimento que tem nas mãos. Ele deve abrir as portas do seu coração para que TODOS desfrutem da sua riqueza moral e intelectual, pois já conhece a mensagem libertadora das almas.

Para falar de amor à uma pessoa de outro credo você precisa dizer “Doutrina Espírita”? De forma alguma. Diz Sathya Sai Baba: “Minha religião é a religião do amor”. Isso basta.O amor é Universal, e sua mensagem não quer cognomes ou denominações, é simplesmente amor. A Doutrina Espírita é luz que deve ficar no candeeiro para iluminar os olhos de quem só tinha sobre o retina a escuridão, é como rio que corta de norte a sul para que quem passar por ele e tiver sede, sacie-a de uma fonte fecunda.

“A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e as teologias”. - Albert Einstein

André Gandolfo (foto) é Ator residente na cidade de Jales/SP, responsável pelo Blog Sabedoria Espírita http://www.sabedoriaespirita.blogspot.com/

2 de mar de 2009

ESCALA DE PALESTRAS - CRUZADA DO BEM - MARÇO/2009

Para conhecimento e agendamento dos interessados:

AGENDA DE PALESTRAS - CRUZADA DO BEM - JACOBINA (BA)

Dia 3 - Terça: Fátima
Dia 5 - Quinta: Beto
Dia 10 - Terça: Manoel – Tema: “Respeitemos a vida, violência não!”
Dia 12 - Quinta:Milton
Dia 17 - Terça: João de Baixa Grande - Tema: “Amor ou Caridade?”
Dia 19 - Quinta: Marcos
Dia 24 - Terça: Fred
Dia 26 - Quinta: Cledson
Dia 31 – Terça : João Francisco


“Cultive o hábito da oração”

Contatos sobre a Escala: Lala - ysaalves@yahoo.com.br

ENQUETE: RESULTADO

O blog divulga o resultado da seguinte enquete com os internautas:

- Você acredita em cirurgia espiritual?

SIM 15 votos (60%)
NÃO 04 votos (16%)
TENHO DÚVIDAS 03 votos (12%)
NÃO TENHO OPINIÃO 03 votos (12%)

Agradecemos a participação. Em breve postaremos nova enquete.