24 de set. de 2008

MACRO BONFIM 2008 - RESUMO

Aconteceu nos dias 20 e 21/09/2008 a Macrorregional Norte/FEEB, na cidade de Senhor do Bonfim, que encerrou as Macros da Bahia neste ano, com a participação dos CR´s 15 (Jacobina), 17 (Juazeiro) e 23 (Senhor do Bonfim), da FEEB, representada pela sua diretora-presidente Creuza Lage e mais 05 diretores, além das cidades de Itiúba, Jaguarari, Campo Formoso e Pilar. O evento foi organizado e conduzido pelo CR-23.
Os encontros têm como objetivo reunir os trabalhadores dos Conselhos Distritais e Regionais em atividades de planejamento, formação e troca de experiências voltadas para a união e organização do movimento espírita na Bahia. Este ano, a meta é implantar os projetos que consolidem Comissões Federativas em todos os Conselhos e sensibilizem as lideranças locais à implantação do Plano de Trabalho do Movimento Espírita e da Capacitação Administrativa para Dirigentes Espírita (CF/FEB 2009-2012).

Na Macro de Bonfim ocorreram reuniões setoriais (GESTÃO FEDERATIVA, COMUNICAÇÃO SOCIAL, DIVULGAÇÃO DOUTRINÁRIA, INFÂNCIA E JUVENTUDE, ESDE E ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO SOCIAL), mediadas pelos diretores da FEEB respectivos, em salas diferentes, com a participação das cidades presentes, com exceção de Jacobina, que por ter apenas o coordenador-geral do CR-15 presente ao evento, não obstante o convite estendido a vários integrantes do movimento espírita local, participou apenas da reunião setorial Gestão Federativa, mediada por Creuza Lage.

As reuniões setoriais seguiram durante toda a tarde de sábado e a manhã do domingo (21). Fazendo parte da programação do evento, ocorreu uma palestra no Centro Espírita Discípulos de Jesus, no sábado a noite, com tema: A Necessidade de Amor no Movimento Espírita, proferida por Creuza.

No tema Gestão Federativa, houve excelente troca de informações e experiências no que tange às realidades vividas em cada cidade, em cada Casa espírita ali representadas. Muitos problemas são comuns a todos, entre eles, o pouco compromisso humano nas casas em relação à Causa e às atividades espíritas. Ainda sobre a temática podemos acrescentar que "A Gestão Federativa tem como objeto de trabalho o Centro Espírita no atendimento às suas finalidades. A Gestão Federativa à luz do Espiritismo deve ter como princípios fundantes:
- A autonomia das instituições espíritas; Relação clara entre organização e liberdade e, Ações progressivas e continuadas.

Entre as múltiplas informações compartilhadas durante o evento, a FEEB definiu juntamente com os CR´s seu cronograma para execução do Programa CADE, voltado para à Administração das Casas Espíritas. O CR-15, em parceria com a UEJ, estará disponibilizando juntamente com a FEEB esse curso nos dias 25 e 26 de abril de 2009. Será o 2º de três módulos do CADE, sendo o primeiro em Bonfim (28/29-03) e o 3º em Juazeiro (30/31-05). A FEEB também realizará no dia 29/11/08 o Encontro Federativo, na cidade de Salvador, dirigido aos coordenadores dos CR´s na Bahia. Foi informado também que o Encontro Estadual do ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita), ocorerrá em Salvador, no dia 08/03/2009, quando espera-se a participação dos trabalhadores das Casas espíritas da Bahia envolvidos nos estudos, palestras e cursos (ESDE).

A Macrorregional Chapada, terá Jacobina como sede, no segundo semestre de 2009.

Reiterou também a importância da participação dos espíritas trabalhadores e simpatizantes no XIII Congresso Espírita Baiano, de 07 a 09/11/08, em Salvador.

Repassou recomendação da FEB que em 2009, as Casas espíritas do Brasil realizem seminários, palestras, etc., com temáticas envolvendo os livros de Chico Xavier, preferencialmente os de André Luiz e Emmanuel, preparando assim as comemorações dos 100 anos do nascimento desse importante espírita e médium, Chico Xavier, que será comemorado durante o Congresso Espírita Nacional em 2010, possivelmente no mês de abril daquele ano.

A Macro 2008 Norte, de Bonfim, foi encerrada quando da realização de uma mesa redonda e almoço de confraternização no local do evento, com várias mensagens, entre elas, sociabilizo esta, concluindo este nosso singelo resumo de um evento cheio de luz:

"O importante na Vida não é ser ou parecer, o importante é fazer construir e desenvolver com coragem, energia, confiança e otimismo".

Alguns momentos da Macro

















Nenhum comentário: