28 de dez. de 2010

FIM DE ANO NAS CASAS ESPÍRITAS - REFLEXÃO

Permito-me transmitir aos amigos, com permissão do autor, um depoimento valioso que precisa ser divulgado e conhecido. Refere-se com competência à velha questão do fim de ano nas casas espíritas, onde, emmuitos casos, as atividades são suspensas. O depoimento vale pela oportunidade da reflexão. Acompanhe:

“(...) Eu sempre fui partidário de que as Casas Espíritas não suspendam o trabalho no período do Natal para que os espíritas possam se unir fraternalmente nesta data. Neste ano de 2010, eu fui convidado para fazerPalestra no dia de Natal (sábado, 25), às 18h30, na cidade de ...., no .....Aceitei de imediato, pois para mim, não existe presente maior que estarreunido, nesta data, com irmãos que professam a mesma fé. O dirigente me disse:nossa casa é nova e este será o primeiro ano, depois que começamos, que oNatal será no sábado, dia em que temos Palestra. Será nossa primeira experiência neste sentido. Todos os sábados, incansavelmente os frequentadores e trabalhadores da casa era notificados que no dia do Natal, às 18h30, a casa estaria aberta para recebê-los, que a tarefa aos sábados não seriam interrompidas. Também haverá palestra no dia primeiro do ano. No sábado 25 estivemos lá para a Palestra, minha esposa e eu. Aos poucos os espíritas foram chegando e no horário marcado, a casa estava quase lotada.Eram, aproximadamente, 120 pessoas. Posso lhes dizer que a noite foi divina, o ambiente estava iluminado e com a sensaçao de alguma coisa que vibravaintensamente no ar. No final da palestra o público estava radiante de alegria emuitas pessoas agradeceram, emocionadas, a oportunidade que tiveram de terem, realmente, uma noite feliz. Posso lhes dizer, sem medo de errar, que minha esposa e eu trouxemos daquela noite nosso melhor presente de Natal. (...)”

A constatação é óbvia, mas precisamos sempre nos lembrar dela. O convencionalismo de datas e mesmo nossa acomodação não devem interromper tarefas importantes da vivência diária de aprendizados e oportunidades de crescimento. Claro que há situações e situações, mas é preciso ficar atento para a que a realidade da prevalência do espírito sobre o corpo seja intensamente vivida. Os interesses espirituais são muito mais importantes que os interesses do plano material.

Nenhum comentário: