27 de mai. de 2009

PAIS ESPÍRITAS E A EVANGELIZAÇÃO INFANTIL


Tema muito importante para os pais espiritas é o da evangelização infantil para seus filhos. Duvida frequente para eles é como conduzir esta tarefa, qual a melhor atitude a tomar diante desta realidade? O médium Divaldo Franco, com sua larga experiência de quase 50 anos no trato com crianças, face sua obra sócio-educacional Mansão do Caminho, que atende hoje, por dia, três mil pessoas, foi perguntado a respeito e, sob a inspiração dos Benfeitores Espirituais, apresentou valiosas considerações:

“Aos pais cabe a observação das tendências, da natureza dos seus filhos para bem orientá-los e despertarem nos mesmos as qualidades que se contrapõem aos defeitos". Entretanto, isso deve ser feito quando os filhos são muito pequenos, e é justamente quando os pais são mais inexperientes, menos maduros. Então, quando vemos os resultados, o tempo já passou. Como agir? Por mais imaturos que sejam os pais, há, entre eles e os filhos, o largo período que já viveram. Se por acaso, por inexperiência, não orientamos bem o filho na primeira infância, é sempre tempo de começar, porque estamos sendo educados até a hora da própria desencarnação. Os pais que não lograram encaminhar bem os seus filhos, porque lhes faltava o equilíbrio do discernimento, quando se estava no período da formação da personalidade, podem recomeçar em qualquer instante, de maneira suave, perseverante e otimista através do exemplo e da vivência do amor.

Os pais podem ajudar com a evangelização no lar, sobretudo pela exemplificação, que é a melhor metodologia para que se inculquem as idéias que desejamos penetrem naqueles que vivem conosco. Se examinarmos Jesus, Ele disse muito menos do que viveu e viveu muito mais do que falou.

O lar é a escola do exemplo. Quando o filho da aula de evangelização e encontra os pais em casa irritados, reclamando, blasfemando, lentamente considera aquilo que acaba de ouvir na Escola Espirita, que é o Centro, uma teoria agradável como toda e qualquer outra, mas tão inócua que não modificou nem mesmo aqueles que o levam a recebê-la. Daí o lar ser um laboratório de exemplificação daquilo que o centro espirita ensina.

ACONTECE, TODOS OS DOMINGO, ÀS 09HS., NO G. ESPÍRITA CRUZADA DO BEM, EM JACOBINA, A EVANGELIZAÇÃO INFANTIL. PARTICIPE!

Nenhum comentário: